Especializado em Cursos de Negociação, Mediação e Arbitragem

Cadastre-se para receber novidades no email!


   

CURSO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM LAGES- QUATRO SÁBADOS DIAS A SEREM CONFIRMADOS BREVEMENTE

INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO . e mail rfaustinos@gmail.com ou pelo fone 48 32225975 48 99824000


Clique aqui e veja mais
 
 




Faciap busca nova parceria com TJ para resolver conflitos antes do ingresso em juízo




Faciap busca nova parceria com TJ para resolver conflitos antes do ingresso em juízo







A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) quer agilizar as soluções de conflitos no Estado, antes do ingresso em juízo. Para isso, busca retomar o convênio com o Tribunal de Justiça, que prevê a instalação de câmaras de mediação e arbitragem em associações comerciais. Nesta quarta-feira (16), o presidente da Federação, Ardisson Naim Akel, acompanhado da coordenadora da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, Elisabete Alcântara, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e da técnica do Sebrae, Dulce Caldas, visitou o presidente do TJ, José Vidal Coelho. Duran te o encontro, Vidal informou que já designou um responsável para tratar do assunto.







Segundo Elisabete Alcântara, estados como São Paulo e Rio Grande do Norte já possuem esse tipo de convênio e estão obtendo sucesso. No caso de São Paulo, 80% dos processos obtém resultados frutíferos, ou seja, são resolvidos pelas câmaras, desobstruindo a Justiça. De acordo com a técnica do Sebrae, Dulce Caldas, existem, atualmente, 83 câmaras no Brasil. Estamos dando uma nova roupagem para esse projeto, fazendo convênio com tribunais de Justiça para que trabalhem com associações comerciais na disseminação e utilização desse método de conciliação, mediação e arbitragem, explica.







Desde que foi criada a Lei Marco Maciel, há 12 anos, formalizando a conciliação e a arbitragem, o movimento de Associações Comerciais tem procurado trabalhar no sentido de difundir essa maneira eficiente e barata de resolver conflitos, diz Akel. Naquela época, a Faciap em convênio com o Tribunal apoiou os serviços dos Juizados Especiais no interior do Estado e paralelamente procurou fortalecer as câmaras de mediação e arbitragem. Mas, o projeto, por uma série de razões entrou em stand-by, conta.







Estamos propondo novamente ao TJ reativar o convênio, onde junto à CACB, CBMAE e Sebrae, possamos encontrar maneiras de fornecer soluções rápidas aos conflitos, antes ainda do ingresso em juízo. Assim conseguimos maior economia e maior velocidade, reduzindo um enorme peso que jaz sobre os ombros do judiciário.



Fonte: ACS da Faciap




Basemax - Criação de Sites